Páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

09 de Março - Aniversário de Joinville/SC - 160 anos



Situada no nordeste de Santa Catarina, é o município mais populoso desse estado.

São 515.250 habitantes.

Possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano (IDH), estando na 13º colocação entre todas as cidades brasileiras, segundo dados do PNUD (Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento.

Se Joinville fosse um país, estaria em 22º lugar, na frente de países do chamado “primeiro mundo”, como Itália, Grécia, Áustria, Reino Unido e outros países da Europa.

O Brasil está em 73º lugar.

Ou seja, morar em Joinville é melhor do que morar no Brasil!

Em sua origem, além de indígenas e portugueses, recebeu como primeiros moradores imigrantes da Alemanha, Suíça e Noruega.

A nova terra foi denominada Colônia Dona Francisca, em homenagem à princesa Francisca Carolina, filha de D. Pedro I e herdeira de uma área de 25 léguas quadradas.

As terras faziam parte do dote de casamento da princesa com o príncipe François Ferdinand Phillipe Louis Marie, de Joinville (cidade situada na França). A chegada dos imigrantes à região foi possível depois de o príncipe ceder, em 1849, oito léguas de área para a Sociedade Colonizadora Hamburguesa.

Em 1852, a colônia passou a ser chamada de Joinville.

É o único lugar do mundo, fora da Rússia, que possui uma filial da Escola de Teatro Bolshoi, destacando-se na formação de bailarinas (os) e oferecendo formação de qualidade para estudantes carentes.

Ah, entrou nos TT´s do Brasil no Twitter pela comemoração de 160
anos.

Parabéns!

Fontes: Wikipedia e:http://www.joinville.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=53&Itemid=114&lang=brazilian_portuguese

Quem quiser saber mais, um link com informações bem completas da história da cidade: http://www1.an.com.br/jville97/index.htm

Abaixo, uma foto da Joinville francesa:


Nenhum comentário: