Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O dinheiro é deles

Claro que não seria uma decisão fácil, outras “trocentas” mil pessoas iam chiar, por já terem apostado na mega sena acumulada da próxima quarta-feira, nunca teríamos cem por cento de adesão, mas....seria um ótimo exercício de cidadania e de humanismo, a nação se colocar no lugar do pessoal de Novo Hamburgo-RS - que efetivamente ganhou o jogo, acertando os seis números, mas que tiveram a surpresa quase inverossímil de não ter tido seu jogo registrado, ou por uma falha humana ou por uma estelionato – e abrir mão da possibilidade de ganhar um prêmio acumulado, outorgando aos devidos ganhadores seus valores autenticamente ganhos, moralmente (no bom sentido desta castigada palavra) ganhos.


A utopia, no mínimo, renderia um ótimo debate.

Na minha modesta opinião, esse dinheiro já tem seus legítimos donos e sem rogar praga, talvez não faça tão bem aos seus possíveis outros ganhadores como faria o cumprimento de uma ação ética e humana.

Provaríamos que não só a Nação, mas o mundo ainda é capaz de surpreender positivamente, mesmo quando isso parece impossível.

Sinto mesmo que qualquer um de nós estará “roubando” de certa maneira os verdadeiros vencedores.

Talvez eu esteja sonhando acordado, mas vejo apenas uma oportunidade de ouro – possível e concreta - de uma redenção não divina, mas terrena, dando ao semelhante o que é do semelhante, também, me permitam, não no caráter religioso e sim, no caráter efetivamente humano, de estarmos todos ainda que distraídos, compartilhando da mesma Terra.

Como uma coisa leva à outra também sugiro este link, sobre uma frase pichada em um muro de Montevidéu: “O Patriotismo é um egoísmo em massa”.

http://revistatpm.uol.com.br/blogs/nosares

Repassar aos ganhadores o que o destino natural lhes reservou, seria um ótimo antídoto e assim poderíamos pichar: “O Humanismo é um altruísmo em massa”.

Nenhum comentário: