Páginas

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Ainda sobre o livro "O Povo Brasileiro", de Darcy Ribeiro, que traz à tona a desumanidade quase impossível de ser adjetivada e infelizmente, tão possível de ser reprisada, ao longo de várias fases destes séculos ditos civilizados.

Me causou horror ler em uma passagem do referido livro uma carta em que o Papa da época, autorizava a invasão dos navegantes, e mais, doava-lhes toda a terra a ser encontrada e mesmo os habitantes que nelas vivessem...

Não é óbvio ululante questionarmos como alguém, instituído de uma autoridade religiosa, pode dar algo que não lhe pertence a quem quer que seja?Pior, dar seres humanos, não reconhecidos assim, por não partilharem de suas crenças espirituais.

Torná-los escravos por decreto, por viverem de modo diferente.

Por ocasião dos festejos do descobrimento (essa herança cultural ainda nos faz festejar a verdadeira tragédia humana que ocorreu...), minha imaginação sonhou acordarmos com uma invasão alienígena que nos escravizassem, por não partilharmos de suas crenças inter-planetárias.

Dotados de uma força bélica intransponível, mandariam seus sacerdotes catequizar-nos, para que nossas almas pudessem ser salvas, e pudéssemos então seguir uma vida de virtudes honrando ao grande Salvador, senhor XZWYZ!

Violentariam nossas mulheres e filhas ao mesmo tempo que nos ensinassem a agradecer ao senhor XZWYZ pela Graça de estarmos saindo de uma vida inválida.

Paro por aqui, por não querer causar a tristeza que senti ao me conscientizar da verdadeira história deste que um dia, ainda vai ser um país.

Se todos os Deuses quiserem!

Nenhum comentário: