Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Documentário: "Janela da Alma"

O documentário “Janela da Alma”, dos diretores João Jardim e Walter de Carvalho, coloca uma lente de aumento em distúrbios visuais diversos de 19 pessoas, para mostrar o que esses problemas acarretam em suas emoções e percepções do mundo e da vida de modo geral.

Sob este foco, nos revela muito mais do que simplesmente as limitações de quem possui algum tipo de deficiência e suas maneiras de aceitarem e superarem estes limites.

Indo muito além, suas câmeras captam, através dos relatos intercalados com imagens difusas e turvas, aspectos profundos da realidade física e emocional sentida e vivenciada por estas pessoas.

José Saramago, Wim Wenders, Marieta Severo e Hermeto Pascoal, entre outros, partilham com o espectador nuances de suas experiências e impressões obtidas através de uma sensibilidade extremamente aguçada, abrindo janelas e portas de uma compreensão maior a respeito do significado das imagens ou da falta delas.

Os depoimentos fazem com que nossos sentimentos sejam realmente tocados, nos levando a refletir sobre preconceitos, formas e ângulos de se olhar para algo. Apresentam ainda, uma visão crítica do bombardeio de imagens oferecido pelo mundo moderno, que levaria à pura dispersão, sem nenhum tipo de valor a não ser o de estimular o consumo, seja lá do que for.

Como diz Hermeto Pascoal num dos trechos do filme: “...é tanta coisa ruim que a gente vê, que atrapalha a visão certa, a visão das coisas que a gente quer fazer na vida".

Vale muito à pena dar uma espiada sim, e com muita atenção. No mínimo, vamos enxergar algumas coisas um pouco melhor.

Nenhum comentário: